top of page

Mentalidade pobre

Ser financeiramente pobre é diferente de estar sem dinheiro.

Estar sem dinheiro significa uma situação temporária, já pobre financeiramente implica em uma condição do sujeito, é um estado mental do mesmo.


É comum ouvirmos a expressão "mentalidade de pobre". Ela muitas vezes é usada de maneira crítica para descrever uma maneira de pensar que limita a prosperidade financeira e o desenvolvimento pessoal de alguém.


No entanto, é importante ter cuidado com essa expressão, pois pode ser estigmatizante e simplista.

Ela não se aplica a todos os casos.

Em vez de usar termos negativos quando tivermos a intenção de se referir à essa condição na vida de alguém, é mais construtivo explorar os fatores e atitudes que podem influenciar a situação financeira da pessoa.


Abaixo estão alguns aspectos que podem ser associados a uma mentalidade limitante, e se alguns desses aspectos estão presentes em sua vida, talvez seja hora de buscar:

A) trabalhar seu crescimento pessoal,

B) Buscar ajuda de um profissional ou

C) Fazer um curso que de fato promova novos resultados financeiros em sua vida.


vejamos abaixo quais são os mais comuns:


FOCO NA ESCASSEZ:

Ver o mundo como um lugar onde os recursos são limitados e ter medo de não ter o suficiente pode levar a comportamentos conservadores e a evitar riscos que podem trazer crescimento.


FALTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Não entender conceitos básicos sobre finanças pessoais, investimentos e orçamento pode limitar as oportunidades para melhorar a situação financeira.

Pessoas de mentalidade pobre tendem a gerar outras com a mesma mentalidade, que por consequência vão viver na mesma condição que elas.

MENTALIDADE DE CURTO PRAZO:

Priorizar gratificação imediata sobre benefícios a longo prazo pode resultar em decisões financeiras que não ajudam a construir riqueza a longo prazo.


RESISTÊNCIA À MUDANÇAS:

Acreditar que a situação atual é imutável e não buscar maneiras de melhorar pode levar à estagnação e a uma falta de progresso.


BAIXA AUTO ESTIMA E AUTOCONFIANÇA:

Sentir que não merece sucesso ou que é incapaz de alcançar seus objetivos pode levar a não buscar oportunidades ou a desistir facilmente.


PESSIMISMO:

Ter uma visão negativa sobre o futuro e sobre as próprias capacidades pode limitar a disposição para tentar coisas novas ou enfrentar desafios.


Esses elementos acima ou atitudes podem ser mudadas com educação, auto-reflexão e apoio.


Desenvolver uma mentalidade de crescimento, onde se acredita na capacidade de aprender e melhorar, pode ser muito mais benéfico para alcançar objetivos e transformar a própria vida. Portanto, deixo os seguintes conselhos:


  1. Se você é adulto e se identifica como alguém de mentalidade pobre, saiba que oferecemos esse BLOG com vários artigos inteiramente gratuitos que poderão a longo prazo te ajudar a melhorar sua mentalidade. Como também, em nossa livraria você encontrará bons livros com temas bem relevantes para o seu crescimento.

  2. E número 2. Se você tem filhos entre 9 a 18 anos, e percebe que eles não possuem nenhuma habilidade ou mentalidade financeira, oferecemos nossa REVISTA DIDÁTICA - Educação Financeira para Crianças e Adolescentes. - Que foi criada especificamente para ajudar pais e educadores a trabalharem na capacitação de pessoas, levando-as a lidarem com a gestão de finanças básicas na vida pessoal.



Paulo Nascimento

Psicanalista, palestrante familiar e autor.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page